data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Quem precisou sair de casa nesta terça-feira encontrou um tempo nada agradável. Além do frio, que já estava presente nos últimos dias, uma chuva fraca, mas contínua, caía do céu de Santa Maria. O acumulado, até 19h10min, era de 38,4 milímetros conforme a Rede Observacional para Monitoramento de Risco de Desastres Naturais do Cemaden, mas deve aumentar ainda na terça, já que a chuva deve continuar mesmo que sem intensidade. Até o momento, não houve registro de problemas por conta da chuva pelos Bombeiros.
Acumulado de chuva na região (até 15h)*
- Cruz Alta - 45 mm
- São Vicente do Sul - 3,8 mm
- Tupanciretã - 27,4 mm
- Caçapava do Sul - 9,6 mm
- São Gabriel - 5,2 mm
*municípios com monitoramento do Inmet
Aplicativo oficial do Enem tem simulados e provas de edições anteriores
Apesar de estar na área de alerta do ciclone extratropical, a Região Central não deve sentir efeitos diretos do fenômeno. De acordo com o MetSul, o sistema de baixa pressão se forma junto ao Atlântico Sul, próximo da costa do litoral sul gaúcho e Nordeste do Uruguai. Entretanto, o ciclone se forma em uma região mais próxima da metade norte do RS, onde devem ser registrados ventos mais fortes e acumulados de chuva maiores.
Chuva em bairros de Santa Maria (até 19h10min)*
- Lorenzi: 38,4 mm
- Patronato: 13,4 mm
- Camobi: 7,0 mm
- João Goulart: 13,2 mm
*dados do Cemaden
Lombadas nas estradas federais da região estão há mais de um ano sem operar
O efeito do sistema de baixa pressão em Santa Maria é sentido pela chuva trazida por ele. O Inmet aponta que a precipitação deve seguir por toda terça-feira. Na quarta, o vento fica mais fraco, e a chuva deve se concentrar apenas pela manhã. Entretanto, o tempo nublado segue, e há chances de chuva na sexta e no final de semana.
O sistema de baixa pressão é seguido por uma frente fria que faz as temperaturas mínimas despencarem. Na quarta, a menor temperatura já fica abaixo dos 10ºC. Apesar da diminuição das mínimas, as máximas se mantêm entre 13ºC e 15ºC.
VÍDEO: UFSM adota formaturas pela internet e em gabinete durante a pandemia
Terça-feira- Mínima - 11ºC
- Máxima - 13ºC
Quarta-feira
- Mínima - 7ºC
- Máxima - 14ºC
Quinta-feira
- Mínima - 5ºC
- Máxima - 13ºC
Sexta-feira
- Mínima - 3ºC
- Máxima - 15ºC
*Colaboraram Leonardo Catto e Felipe Backes